CONHEÇA A CBRAV

A sigla CBRAV significa Central Brasileira dos Repassadores Automotivos Verificados, e foi criada por pessoas idôneas que atuam no mercado de repasses há muitos anos que desejam tornar essa atividade mais segura e atraente para os consumidores, que são os investidores e lojistas.

Por que a CBRAV foi criada?

Os consumidores que estão acostumados a comprarem carros de repasse certamente já observaram que diariamente surgem novas empresas nesse segmento prometendo ofertas de carros com até 40% de desconto em relação à FIPE, correto?

O grande problema é que com o surgimento dessas novas empresas, a quantidade de golpes catalogados também aumentou significativamente. E nada, ou quase nada pode ser feito, uma vez que as empresas de fachada criadas por golpistas utilizam o mesmo sistema de negociação e vendas utilizado pelas empresas antigas e por aquelas que possuem credibilidade atestada no mercado. Criam um ou alguns grupos de whatsapp, fazem os anúncios patrocinados no Instagram, no Facebook, ou no YouTube e começam a oferecer carros com excelentes vantagens através do whatsapp. Como na maioria das vezes os anúncios são Fakes (falsos), copiados sem autorização de outros grupos, os estelionatários estão lesando muita gente. Essas empresas de fachada não divulgam seus dados (CNPJ, razão social, endereço, nomes dos responsáveis, etc) nos grupos de whatsapp justamente para dificultar a ação dos consumidores lesados contra eles, e isso causa grandes dores de cabeça não apenas para quem é vítima de golpistas, mas o mercado de repasse como um todo. 

Com essas práticas insanas e os relatos constantes de vítimas, o mercado vem perdendo credibilidade. Aqueles que até possuem interesse em comprar e até mesmo aqueles que já compraram carros de repasse estão receosos em fazerem novas transações, sobretudo com quem eles não conhecem ou não têm referência.

Para combater as ações de estelionatários, golpistas e empresas que agem de má fé, um grupo de repassadores e consumidores se reuniu e criou a CBRAV. 

Como atua a CBRAV?

A CBRAV não foi criada para selecionar algumas empresas e descartar outras de acordo com o desejo dos conselheiros, tudo é feito através de critérios bem definidos. Qualquer empresa de repasse pode solicitar um dos selos, desde que se submeta a análise minuciosa dos conselheiros e moderadores da CBRAV. Por isso a participação dos clientes / consumidores é muito importante. Qualquer nova empresa deverá preencher um formulário bem completo com as informações da empresa, dos responsáveis, bem como referências de mercado.

Quando uma nova empresa se candidata para a obtenção de um selo são analisados, entre outros: tempo de mercado, histórico positivo, resolução rápida de problemas, redes sociais, transparência na divulgação de contatos e endereços, referências, etc. 

Buscamos em nosso banco de dados comentários e relatos de clientes da empresa postulante ao selo, pesquisamos nas redes sociais, perguntamos a outros repassadores nível brasil e regional, reclamações e respostas no site reclame aqui, se há ações judiciais, entre outras práticas.   

Com essas ações conseguimos um panorama geral da empresa de repasse e, de posse desse dossiê, os conselheiros irão deferir ou indeferir o pedido do selo CBRAV. Lembrando que a empresa que tiver sua solicitação indeferida poderá pedir reavaliação após 90 dias.

Quanto as empresas novas que ainda não possuem referência, a CBRAV analisa os responsáveis pelas mesmas. Eles deverão permitir que nossos moderadores de conflito sejam inseridos em seus grupos de whatsapp, deverão comunicar as vendas realizadas e os contatos dos compradores, e divulgar nesses grupos a mensagem da CBRAV, informando que a empresa está em processo de obtenção do selo e qualquer usuário poderá se manifestar sobre a empresa diretamente no site da CBRAV. Após um período de 60 dias de acompanhamento e análises, a nova empresa poderá ou não ter seu selo.

Como devo agir como Cliente / Consumidor?

Exija do seu repassador o selo. Se a empresa que você compra ou pretende comprar tiver o selo, significa que você estará negociando com uma empresa aferida pela CBRAV. Comprando de uma empresa credenciada você terá muito mais segurança nos casos em que acontecerem problemas. Os problemas nesse mercado são comuns, tipo:

- Depositei o dinheiro na conta do repassador mas o carro não está mais disponível na fonte. Neste caso o repassador CBRAV tem um prazo máximo de 7 dias para devolver o valor integral sob o risco de ter seu selo congelado ou invalidado.  

- O carro chegou bem diferente do que foi anunciado e estou me sentido lesado. Nestes casos, o consumidor deverá registrar sua queixa aqui no site e nossos moderadores irão analisar e buscar auxiliá-lo na resolução desse problema, desde que seja de fato relevante. Deve-se também buscar a resolução diretamente com o anunciante, mantendo-nos informados das evoluções e acordos realizados. Nossos moderadores estarão acompanhando e se necessário intervindo.

- Entre outros, dentre os quais: não veio o recibo e o documento do carro, faltaram chave reserva e manual, etc. 

O importante é ressaltar que se você enquanto cliente fizer negócio com um repassador credenciado CBRAV poderá ter acesso aos dados da empresa e dos responsáveis, e poderá contar com o apoio da nossa equipe de moderadores de conflito, caso haja algum problema, o que normalmente não acontece nos grupos de whatsapp.

Por isso sempre recomendamos a compra de veículos apenas de repassadores com o selo CBRAV ativo. Exija o selo e o link do seu repassador.

FALE COM A CBRAV
NOSSO E-MAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h30 às 18h.

VOLTE SEMPRE

Acesse toda semana e veja se o seu repassador continua sendo uma empresa VERIFICADA pela CBRAV. Acesse sempre pelo link que o repassador te enviar.

MENU
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

© 2021 CBRAV